O polêmico projeto Azeredo
O projeto que prevê punições para os crimes praticados, também conhecidos como Lei de crimes cibernéticos, ou projeto Azeredo ainda gerará muito debate. O projeto tem como objetivo criar 13 novos crimes, e aumentar a punição dos crimes já existentes, com pena de um a três anos de prisão.
Na internet Brasileira, o assunto já está sendo bem discutido entre sites, blogs, fóruns e comunidades de relacionamento, alem da petição on-line que detem quase 150 mil assinaturas.
O ministério da Justiça criticou alguns artigos do projeto de lei. O ministro Tarso Genro, por exemplo, critica o artigo que determina que os provedores devam informar as autoridades possíveis ilegalidades do usuário.
Na assembléia legislativa de São Paulo recebeu uma manifestação contra o projeto, por entidades da sociedade civil, políticos e músicos.
Segundo o Senador Eduardo Azeredo, defende o projeto, dizendo que para o usuário que usa a internet para fins “normais“ não mudaria em nada.
Há comunidade do orkut chamada “Não ao projeto Azeredo”. Entre os assuntos mais debatidos na comunidade estão à lei que proíbe o download de arquivos, o provedor de exercer poder judiciário e do crime de cópia ilegal de arquivos. Os membros discutem sobre os artigos citados no projeto e sua possível ação modificação que causará na red.
Muitos representantes de movimentos contra esse projeto o chamam de AI 5 Digital, e defendem a utilização livre da internet, sem provocar medo ao usuário, que apenas usa a web para se informar e entreter.
Muitas pessoas protestam, outras apóiam e poucas acreditam que esse projeto obterá resultados.
Sinceramente, vejo esse projeto como uma forma de censura, excluindo o internauta de ter acesso à cultura e informação, pois uma vez esse projeto aprovado, ele não terá liberdade nem tranqüilidade total ao navegar uma página, já que o fato de armazenar uma página na memória RAM já poderá ser considerado crime por cópia indevida.
Vale ressaltar que o Blog repudia qualquer crime na internet e/ ou apologia ao mesmo. Apoiamos sim que existam medidas para minimizar e/ou combater o crime cometido na rede como, por exemplo, a propagação de vírus, racismo e outros. O blog defende a liberdade do usuário na rede, que o cidadão do bem, que usa apenas a internet para se entreter não seja prejudicado.

Em Tempo: Hoje a Polícia Federal. de certa forma provou que para combater crimes cibernéticos não precisa de medidas tão severas. A operação realizada hoje em combate a pedofilia na internet foi realizada em mais de 20 estados brasileiros e o distrito federal com mandatos de busca e apreensão. Até agora 10 pessoas foram presas.






Participe da petição on-line contra o projeto:
http://www.petitiononline.com/veto2008/

Não ao projeto Azeredo:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=59842273
Marcadores: edit post
2 Responses
  1. Brigado pelos elogios lá do blog... é muito bom sempre ver que alguém acompanha e gosta. Visitarei seu blog sempre, e vamos nos ajudar divulgando um ao outro. Abraço !


  2. AH ! SÓ MAIS UMA PERGUNTA:

    Aqui, adorei o blog, voltarei mais vezes e eu queria deixar uma dica aqui:
    Coloque ai no quanto a data de atualização.

    como assim o quanto a data de atualizacao ? eu atualizo o site todo dia... é isso ?


Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.